Para estar pronto para elogios, primeiro devemos estar pronto para críticas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Biologia - Conceitos da Origem da Vida

Biologia é a ciência que estuda a vida e as características fundamentais que a distingui. A propriedade fundamental dos seres vivos está no fato desses somente se originarem de um ser vivo preexistente, o que nega a hipótese da geração espontânea (abiogênese). Os seres vivos, como toda a matéria do planeta, é constituída de átomos. Os seres vivos são constituídos principalmente de átomos de Carbono, Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio e em menor quantidade os átomos de Fósforo, Enxofre e Potássio dentre outros.
A unidade básica da vida é a Célula, que a menor estrutura capaz de se reproduzir e que tem condições de realizar metabolismo. As células podem ser Procariontes ou Eucariontes. As células procariontes são mais simples e não apresentam envoltório nuclear(núcleo). .
Já as eucariontes são células que se distinguem por apresentarem um envoltório nuclear e estruturas membranosas no seu interior. Quanto ao número de células, os organismos são classificados como unicelular que possui somente uma célula e os pluricelular ou multicelular com mais de uma célula.
Temos no estudo da biologia duas teorias sobre a origem dos organismos vivos, a primeira é a Abiogênese ou teoria da Geração espontânea, que foi desde a antiguidade por Aristóteles até grandes cientistas da idade média como Isaac Newton. A teoria da Abiogênese dizia que a vida poderia surgir de algo inanimado ou sem vida. Um exemplo é que ratos poderiam surgir de panos sujos em um canto qualquer. O que acontece é que os são atraídos para esses panos, é não criados a partir deles. Já a teoria que confrontou a abiogênese, foi a chamada Biogênese, onde a vida só poderia surgir de algo que já possui vida, pela reprodução.

Francesco Redi foi o primeiro cientista que se propôs a confrontar a idéia da abiogênese, com o seu experimento ele provou que as larvas de um corpo em decomposição, são na verdade resultado de ovos de moscas que são atraídas pelo odor da carne em putrefação. Abaixo está a imagem de seu experimento.
Com o descobrimento dos microrganismos, o experimento de Redi foi de novo colocado a prova, pois na análise da carne que se encontrava fechada, foram encontrados microorganismos, o que reforçou a teoria da geração espontânea. Essa discussão se arrastou por muito tempo, até que Louis Pasteur provou definitivamente que um ser vivo não pode surgir de algo sem vida. Pasteur colocou um caldo nutritivo em um balão de fundo chato de vidro e esquentou a parte superior do gargalo e o modelou para ficar em um formato chamado de bico de cisne. Exerceu essa substância a uma temperatura de 75ºC(processo que mais tarde ficou conhecido como Pasteurização). Ao analisar o conteúdo da substância, notou-se que não havia a presença de microrganismos, apesar do bico de cisne ainda ter contato com o ambiente o vapor que se condensava nele impedia a entrada de microrganismos, e quando se quebrava o bico de cisne, depois de um tempo era encontrado microrganismos na mistura, o que provou que esses seres vivos não eram formados pelo caldo, mas eram trazidos pelo ar que agora entrava sem barreiras no balão.



















Mas se um organismo surgiu a partir de outro preexistente, como surgiu o primeiro ser vivo? Para responder essa pergunta que tanto intriga os seres humanos, tomaremos duas vertentes. O Criacionismo e o Evolucionismo. A primeira diz que toda vida fora criada por Deus e essa criação deu origem a diversidade biológica atual. A outra, contida em livros didáticos, diz que ouve uma evolução de moléculas fundamentais dando origem ao primeiro ser vivo que evoluiu constantemente às espécies hoje existentes. Como no vestibular vai ser cobrado a teoria evolucionista de Darwin("O homem que matou Deus), então devemos discutir dentro da ótica evolucionista, não que essa é a minha opinião, mas didaticamente falando é isso que vamos abordar.
Na década de 50, Stanley Miller, na época um estudante de química, construiu um equipamento que tentava reproduzir a atmosfera da terra primitiva. Os cientistas acreditavam que a atmosfera primitiva era formada basicamente de quatro gases principais, Amônia (NH3), Nitrogênio (N2), Metano (CH4) e Vapor de água (H2O). Miller formulou um equipamento que continha a mistura desses gases passando por uma região que era intensamente bombardeada por descargas elétricas (como supostamente acontecia na atmosfera primitiva). O produto da reação desses gases era depositado em uma região inferior onde se retirava uma alíquota para análise. Ao final do experimento, observou-se a presença de aminoácidos a partir dessas reações. Os aminoácidos são unidades menores que compõem as proteínas, que são as principais moléculas encontradas nos seres vivos. O acúmulo dessas substâncias durante milhões de anos levou a formação do que os cientistas chamam de Sopa orgânica. Essas proteínas quando se aglomeravam em volto por moléculas de água davam origem a estruturas chamadas de Coacervados. A partir de então ocorreram modificação nessas proteínas levando a formação de novas moléculas, desenvolvendo assim a autoduplicação o que proporcionou o surgimento da primeira célula. Bem, sabemos que quanto à nutrição dos seres vivos, eles se diferenciam em dois tipos básicos. Os Autotróficos que produzem seu alimento a partir de moléculas inorgânicas e energia do sistema. Já os Heterotróficos não conseguem produzir seu alimento, sendo necessário que esse seja absorvido através da nutrição.
Alguns cientistas dizem que essas primeiras células se nutriam de moléculas do caldo primitivo, utilizadas para produção de energia e crescimento, essa teoria é chamada de Hipótese Heterotrófica. Ao contrário, a Hipótese Autotrófica diz que os primeiros seres produziam seu alimento em processos como a Fotossíntese e a Quimiossíntese.



Até mais...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

AULA SOBRE VÍRUS

Os vírus são estruturas moleculares simples e não são considerados seres vivos pelo simples fato de não possuir metabolismo e processo de reprodução próprio, característica pela qual os seres vivos são distinguidos. Essas incríveis estruturas são considerados parasitas celulares obrigatórios, por que necessitam de uma estrutura celular (célula) com toda a sua maquinaria, para proceder o seu processo de reprodução. São estruturas formadas basicamente de proteínas e um tipo de ácido nucléico que pode ser DNA ou RNA. Quanto a presença de ácido nucléico, os vírus podem ser classificados como Vírus de DNA ou Vírus de RNA. Dentre os vírus de DNA destaca-se o Bacteriófago, vírus que parasitam células bacterianas e o vírus da hepatite B que atinge células do figado dos seres humanos. Os vírus que possuem RNA, são classificados como RNA(+)que são vírus que possuem uma sequência de RNA que tem a mesma sequência de um RNAm, isso significa que esse RNA já pode ser traduzido em uma proteína víral sem a necessidade da produção de um RNAc(complementar)como exemplo pode-se citar o vírus da Dengue. Temos também os vírus RNA(-) que ao contrário do último descrito, necessita de produzir um RNAc chamado de RNA(+) e que então poderá produzir a partir dele as proteínas virais para a construção de novos vírus. São exemplos desse tipo o vírus da gripe. Temos ainda os Retrovírus, que são vírus que além de possuirem o RNA como material genético, estão acoplados a esse RNA duas enzimas caracteristicas de retrovírus, a Transcriptase Reversa,que é responsavel por sintetizar uma molécula de DNA a partir do RNA viral, e a Integrase que tem a função de ligar o DNA viral produzido pela transcriptase reversa, ao DNA da célula hospedeira. São exemplos de Retrovírus o HIV. Como já foi dito, o bacterióago parasita células bacterianas. Ao entrar em uma célula, o bacteriófago pode fazer dois ciclos que são chamados de ciclo Lítico onde ocorre a produção de novos vírus e o ciclo lisogênico que fomam células contendo o DNA viral que e passado aos seus descendentes, diz então que o vírus está em Latência e a qualquer momento esse vírus pode entrar no ciclo lítico.







Outro grupo de vírus que são importantes para esse estudo, são os chamados retrovírus, cujo principal representante é responsável por uma das mais violentas doenças mundias, a AIDS. Os retrovírus se caracterizam por ter como material genético o RNA ligado a transcriptase reversa. Abaixo um vídeo sobre como e a ação desse vírus nas célula Linfócito T.



Ao entrar na célula pelo reconhecimento dos receptores na membrana, o HIV funde-se a célula hospedeira liberando o capsídio viral, que dentro do citoplasma da célula se rompre liberando o RNA com as enzimas Transcriptase Reversa e Integrase. Imediatamente a Transcriptase reversa começa a sintese de DNA. Produz um das fitas e depois a outra, fazendo uma fita dupla de DNA. Nesse momento a Integrase carrega o DNA viral para o Núcleo, onde liga-o com o DNA celular. A maquinaria célular começa a trabalhar para a produção de RNAm viral a partir do molde de DNA viral acoplado ao DNA celular. Os RNAm são encaminhados para o citoplasma onde se acoplam com o ribossomo da célula hospedeira e começa a síntese de proteínas virais. Essas proteínas produzidas, são encaminhadas para a superfície da célula onde se juntam com o RNA e formam novos capsídios que saem da célula por exocitose dando origem a novos vírus. O vídeo mostra ainda a ação de algumas drogas que inibem esse processo, por provocar a inativação das enzimas responsáveis pela transcrição reversa e sintese de proteínas. Uma outro virus que é importante estudarmos é aquela que causa a gripe. Pelo fato de hoje se discutir muito sobre a gripe suína e que concerteza ainda muito explorado no vestibular. O vírus Influenza passou por um histórico de surtos de doenças e pandemias desde 1900 umas graves outras nem tanto, mais o que interessa saber é porque o vírus H1N1 responsável pela gripe suína apareceu. Bom primeiro é importante sabermos que os vírus podem passar por processos de mutação genica e recombinação genica(mais frequente). O Vírus quando ele infecta um organismo como o homem, o sistema imunológico com o tempo produz anticorpos que se ligam as proteínas de reconhecimento viral na membrana da célula impedindo que aquela determinada forma viral se ligue novamente a célula. Mas o que geralmente acontece são mutações nesses vírus que leva-os a produzir outras proteínas que não foram reconhecidas ainda pelo sistema imunológico gerando então uma outra infecção. Nessa briga quem na maioria das vezes leva a melhor é o sistema imune. Eu disse na maioria! O que aconteceu no caso da gripe suína foi que grupos de vírus que parasitavam humanos e os grupos de vírus que parasitavam aves começaram a parasitar também suínos, possivelmente os dois vírus parasitaram a mesma célula fazendo um processo de recombinação gênica gerando um tipo de vírus novo. Os videos abaixo mostram como isso pode ter acontecido e porque.




Mais os vírus não são somente vilões, estudos demostram que eles foram responsáveis pela evolução de organismos pela recombinação de grande parte do material genético das especies que hoje existem.

Deus concerteza usou os vírus para que ele pudesse criar a diversidade de organismos que hoje existem.

Não posso deixar de falar que o vírus HIV entrou na espécie humana por um ato de promiscuidade do homem, a meu ver - isso não está em nenhum livro didático, mais na biblia - o homem está sofrendo pelo pecado que cometeu, como está escrito em Romanos 1:27(Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão). Deus está entregando ao homem o resultado da suas próprias atitudes de desobediência a Ele.
Os índices de contágio por vírus HIV na época do carnaval aumentam bruscamente e diversas campanhas paleativas são feitas tentando atinguir o público que na verdade precisam de obedecer aos mandamentos de Deus e não usar camisinha.
“O quadro é bastante preocupante, mas o que vemos é apenas comemoração”, afirma Mário Scheffer, da organização não-governamental Pela Vidda. Todos os dias , 97 pessoas se contaminam com o HIV, vírus da aids, e outras 30 morrem por causa da doença. “É como se um ônibus caísse do despenhadeiro diariamente e ninguém se importasse.” A principal forma de transmição do HIV ainda é por meio de relações sexuais que as vezes afeta até o casamento estável por inrresponsabilidade do cônjude, não porque deixou de usar camisinha, mais porque "pulou a cerca" às vezes até com outro homem. O movimento homoxessual insiste na liberdade através do projeto de lei número 122 que trada da homofobia e os políticos estão lavando as mãos para essa discursão pois necessitam de um corpo eleitoral que se fortalesse a cada dia.
Pensem nisso, promiscuidade e pecado, e o salário do pecado é a morte.

Quero deixar bem claro que Deus ama a todos, inclusive os homoxessuais, mais é inaceitável perante Deus pela palavra, as atitudes homossexuais, Deus está pedindo arrependimento e mudança de atitude, e assim "Todo aquele que Nele crê, não pereça, mais tenha a vida eterna"João 3:16

Fiquem com Deus e até a próxima.