Para estar pronto para elogios, primeiro devemos estar pronto para críticas.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeira lei de Mendel

Mendel fez experimentos com ervilhas, escolheu essas plantas por que:
● São fáceis de cultivar
● Suas características são bem distinguíveis e marcantes
● Possuem um ciclo de vida curto, que permite a obtenção de várias gerações em pouco tempo.
● Ao cruzarem diversas variedades, obtém descendentes férteis.
● Facilidade em fazer a polinização
Analisaremos somente uma característica (cor da semente) para essa primeira parte do estudo. Mendel cruzou linhagens puras de ervilhas de sementes amarelas com ervilhas de sementes verdes. Ele chamou essas linhagens puras de Geração P. Como resultado desse cruzamento, Mendel obteve na próxima geração chamada agora de F1, 100% de sementes amarelas, ou seja, todas as sementes dessa geração eram amarelas. Mas por que isso aconteceu, sendo que na geração P tinham sementes verdes? Mendel decidiu cruzar as plantas da geração F1 com elas mesmas, o que ele obteve foi 75% das sementes eram amarelas e 25% eram de sementes verdes Mendel então deduziu que a característica amarela dominava sobre a característica verde, pelo fato da característica verde não aparecer na geração F1 e reaparecer na geração F2 significou que ela de alguma forma não se expressava, mas não era retirada da informação genética da ervilha
Para entendermos o que aconteceu, temos que analisar a formação dos gametas das células reprodutivas. Como falamos antes os gametas são células haplóides que se formam na meiose. As células diplóides possuem Genes em dose dupla e as células haplóides como tem a metade da carga cromossômica possuem somente um exemplar de cada gene. Uma célula diplóide (2n) gera duas células haplóides(n) dividindo os seus genes. Imaginemos que o gene que condiciona o aparecimento da coloração amarela nas ervilhas seja representado pela letra (A) e o gene que condiciona a formação da coloração verde é representado pela letra (a).
Bem, as células somáticas das ervilhas da geração P com coloração amarela (são diplóides) têm a carga genética AA (apresenta duas cargas do gene A) e as células somáticas das ervilhas da geração P com coloração Verde (também diplóides) tem a carga genética aa (possui dupla carga para o gene (a).

















No cruzamento das plantas de ervilhas amarelas (AA) com plantas de ervilhas verdes (aa) formaram-se na geração F1, 100% de ervilhas amarelas, por quê? Os genes de cada planta se separaram formando gametas contendo os genes (A) provenientes das plantas de ervilhas amarelas e gametas contendo os genes (a) provenientes de plantas com ervilhas verdes. Esses genes se juntam na geração F1 e formam plantas com a carga genética (Aa) que contém um gene vindo de plantas com sementes amarelas e um gene vindo de plantas com sementes verdes. Veja a representação do cruzamento no quadro de Punnet.

Mas por que na geração F1 surgiram somente plantas com sementes amarelas, sendo que o gene (a) estava presente? A resposta está nos conceitos de Dominância e Recessividade. O gene (A) é assim representado porque é chamado de gene dominante, ou seja, ele se expressa de qualquer jeito, ao aparecer pelo menos um gene dominante na carga genética do indivíduo, a característica a ele atribuída aparecerá. O Gene recessivo representado por (a) somente se expressa se ele estiver com outro igual a ele. No caso da ervilha a característica verde somente de expressa quando os dois genes (a) estiverem juntos. Então na geração F1 (Aa) todas as sementes eram amarelas por que o gene (A) domina sobre o gene (a).
Já na geração F2 ouve o cruzamento dos indivíduos da geração F1 (Aa) entre si. Nesse caso os gametas que surgiram desses indivíduos, foram gametas (A) e gametas (a), esses se juntaram de acordo com a imagem a seguir.


O genótipo AA forma plantas de ervilhas amarelas = em quatro temos uma AA - 25%
O genótipo Aa forma também plantas de ervilhas amarelas = em quatro temos duas Aa - 50%
O genótipo aa forma plantas de ervilhas verdes = em quatro temos uma aa- 25%
Em quatro sementes temos a formação de 3 amarelas e 1 verde, então falamos que temos uma proporção de 3:1 ou 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes na geração F2.

Então temos a Primeira lei de Mendel – Cada característica é condicionada por um par de fatores (genes) que se separam na formação dos gametas, e esses são portanto puros.

Agora eu espero as perguntas.

Até mais

Nenhum comentário: